PARA TER MELHOR RESULTADO NO CRESCIMENTO DEVE CONTROLAR A OBESIDADE

OBESIDADE E IMC

11 de abril de 2014

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: USO DE HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (GH) EM BAIXA ESTATURA IDIOPÁTICA (SEM CAUSA CONHECIDA), EM DOENÇAS CRÔNICAS E ALGUMAS SÍNDROMES QUE LEVAM À BAIXA ESTATURA, PRINCIPALMENTE PARA SE EVITAR BULLYING DOS COLEGAS E A CRIANÇA NÃO DESENVOLVER PROBLEMAS PSICOLÓGICOS.

A sociedade impõe um alto valor à aparência física e uma preferência a pessoas com alta estatura especialmente para as crianças do sexo masculino. A baixa estatura, freqüentemente, causa grande preocupação para os pais, para os parentes e para as crianças. Conjuntamente com o diagnóstico de baixa estatura, deve-se verificar a existência de um problema físico e também se deve saber que as crianças poderão sofrer danos psicológicos como resultado de chacota (bullying) dos colegas.
A baixa estatura pode indicar um problema endócrino ou um problema não endócrino, resultante da desnutrição. Muitas causas endócrinas, tanto congênitas quanto adquiridas, incluindo a deficiência de hormônio do crescimento (GH), hipotireoidismo, e os tumores da hipófise, podem levar a alterações de crescimento. As doenças crônicas como doenças cardíacas congênitas, artrite reumatóide juvenil, doença de Crohn, e o vírus da imunodeficiência humana também pode levar à baixa estatura. Síndromes como a síndrome de Turner, Síndrome de Noonan, síndrome de Prader-Willi e síndrome de Laurence-Moon-Bardet-Biedl são incomuns, mas também são causas de baixa estatura.
Displasias (alterações) esqueléticas raras, mais notavelmente a osteogênese (formação de osso) imperfeita, também estão associados à baixa estatura. Dismórficos (apresentam aspecto diferente), juntamente com a obesidade e diminuição da altura, ajudam a distinguir uma causa sindrômica de causa não sindrômica, as crianças obesas normais, são maiores e mais desenvolvidas do que seus colegas. Além da baixa estatura secundária, as variações normais de crescimento, que resultam em baixa estatura constitucional, ou incluem o crescimento retardado, a genética ou antecedentes familiares de estatura reduzida. Baixa estatura idiopática (sem causa conhecida) é definida como baixa estatura, estatura abaixo da média, sem evidência de outras patologias. Crianças com baixa estatura idiopática (sem causa conhecida), muitas vezes são tratados com hormônio de crescimento (GH). Há quatro áreas principais de interesse relacionadas com o uso do GH no tratamento de crianças com baixa estatura idiopática: a altura que estas crianças adquirem com o tratamento com GH, os possíveis efeitos colaterais, se existirem, porque até o momento não tem nada, o impacto da baixa estatura idiopática na qualidade de vida, e os custos. Também foi avaliada a segurança do tratamento com hormônio de crescimento (GH) em crianças com baixa estatura idiopática. Não foi encontrado nenhum risco significativo no tratamento com GH nas várias pesquisas efetuadas, e já se concluiu que a administração de GH é segura. 

Dr. João Santos Caio Jr.  
Endocrinologia – Neuroendocrinologia  

CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 


Como Saber Mais: 
1. A sociedade impõe um alto valor à aparência física e uma preferência a pessoas com alta estatura especialmente para as crianças do sexo masculino? 
http://crescimentodeficiencia.blogspot.com

2. A baixa estatura, freqüentemente, causa grande preocupação para os pais, para os parentes e para as crianças? http://querocrescer2.blogspot.com

3. A baixa estatura pode indicar um problema endócrino ou um problema não endócrino, resultante da desnutrição? http://controladocrescimento.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.


Referências Bibliográficas:
Quigley e colaboradores (2005), Albertsson-Wikland e colaboradores (2008) Styne (2004), Wheeler et al. (2003), Jospe (2006), J Pediatr Health Care. 2011, 25 (11) :24-30.








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              


Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicascaio.com.br
www.crescimentoinfoco.com
www.obesidadeinfoco.com.br
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br


Joao Santos Caio Jr
http://google.com/+JoaoSantosCaioJr

Video
http://youtu.be/woonaiFJQwY



Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz